A automação de processos é uma realidade já se espalhou por muitos segmentos de indútrias e, em alguns casos, mudou permanentemente áreas inteiras de atividades. A área de departamento pessoal também é uma das principais em constante desenvolvimento, e, as sisteemas de software apoiam os gestores em seu trabalho diário, livrando-os de tarefas repetitivas e da burocracia diária.
Essa iniciativa vai permear cada vez mais a área de departamento pessoal. E quem reconhece e usam os benefícios dessa mudança terá sucesso a médio e longo prazo, além de poder ser o que a empresa precisa para ter uma área de pessoas mais estratégica. Além de ser o sonho de muitos colaboradores que passam horas fazendo serviços manuais para garantir que o salário da equipe caia no dia correto ou que o benefício seja cadastrado e incluído com sucesso.
Os benefícios da automação do departamento pessoal podem ser divididos em benefícios de curto prazo da automação, benefícios de médio prazo da automação expandida e, finalmente, benefícios de longo prazo de recursos liberados para outras atividades e burocracias da área. Com a automação do setor, as empresas podem implementar as atividades necessárias rapidamente e com custos mais baixos.
Por muito tempo, essa área foi vista como uma divisão corporativa com processos de trabalho extremamente manuais. Porém, isso tem mudado nos últimos anos: as empresas estão atualmente passando por grandes mudanças tecnológicas. E, quem não reagir à transformação digital não conseguirá compensar as falhas a médio e longo prazo.
Portanto, o uso de softwares, como o Sistema de Avaliação e Desenvolvimento (SADE) são consideradas mais adequadas para o departamento pessoal moderno do que os clássicos arquivos sem upgrade. Isto porque entendemos como a maioria das tarefas do departamento de Recursos Humanos são burocráticas. Obstáculos e erros geralmente afetam a eficácia das atividades dentro do local.
A sua automação pode atrair por consequência muitos benefícios para o setor e para a empresa como um todo. Tais benefícios impactam inclusive nas taxas de turnover e clima organizacional. Enfim, o investimento em automatização de processos pode beneficiar o setor, tornando-o mais ágil, produtivo e preciso em cada atividade. Também gera vantagens à empresa, tornando-a competitiva e eficaz na atração e novos talentos. Por esse motivos, é importante investir no assunto e integrar novas ferramentas às rotinas no setor.