Vale a pena mexer no lado emocional do cliente?

No contexto da gestão e áreas de marketing e vendas, há a máxima que “nada é pessoal, e que tudo são negócios, apenas”. São inúmeras as definições e os ditados populares que levam isso em conta. No processo de sales, quando tem a negociação, apresentando, acompanhando a decisão, ou prospectando, há a possibilidade que o nosso potencial cliente escolha fazer negócios com a nossa empresa, por sermos a melhor opção. Além disso, munir os clientes com informações que demonstram a importância da empresa e que ela é a melhor opção.

Os clientes tomam decisões de compra porque consideraram cuidadosamente nossa oferta, proposta e benefícios. Mas isso não é tudo. As informações servem para ajudar a chegar a uma decisão, mas nenhuma pessoa toma essas decisões sozinhas.

Existem alguns gatilhos que ativam a mente para preferências, escolhas e decisões. Veja abaixo, alguns:

  • Ganância. Pensa que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ser recompensado”.
  • Medo. Pensa que, “se não tomar uma decisão agora, eu estou frito”.
  • Altruísmo. Pensa que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ajudar os outros”.
  • Inveja. Pensa que, “se eu não tomar uma decisão agora, minha concorrência vai sair na frente”.
  • Orgulho. Pensa que, “se eu tomar uma decisão agora, vou parecer inteligente”.
  • Vergonha. Pensa que, “se eu não tomar uma decisão agora, vou parecer estúpido”.

O vendedor ou consultor sabe que escolher corretamente as palavras a serem utilizadas pode fazer diferença entre o fechamento ou não de uma venda. Para ajudá-lo a acionar os sentimentos de seus clientes, listamos as dez palavras com maior efeito emocional nos consumidores.

Você (Além do pronome de tratamento em si, o NOME do cliente).

  1. Novo/novidade
  2. Descobrir/descoberta
  3. Resultados
  4. Comprovado
  5. Economizar
  6. Saúde/saudável
  7. Segurança/seguro
  8. Garantia/garantido
  9. Amor

Não importa se o atendimento é off-line ou on-line ou se oferece um produto ou serviço. Saiba que o fator humano é o grande protagonista nesse processo de experiência.

Também faz parte da experiência do cliente. Por exemplo, formas arredondadas transmitem uma sensação de cuidado e harmonia. Já as formas de retângulos e quadrados estão associadas com segurança e estabilidade. Já os espirais costumam fazer parte da natureza, está ligado a vitalidade, calmaria e crescimento.

A Gindungo te auxilia a encontrar a melhor estratégia para tocar o coração e a mente do seu cliente. Entre em contato conosco e garanta um planejamento de comunicação assertivo e direto para o seu público alvo.

Deixe um comentário