Tudo sobre rebranding

Seja para alavancar o crescimento de uma marca, atingir uma camada da sociedade, deixá-la mais atual ou para redefinir seus posicionamentos, o rebranding funciona como uma verdadeira reorientação na forma de comunicar. Ele aparece como uma solução para manter uma empresa viva não só financeiramente, mas também presente na memória dos consumidores. 

 

A mudança está relacionada à necessidade de se adequar para que a marca seja mais competitiva no mercado. O branding é muito importante para que empresa e clientes consigam se conectar e criar uma relação de confiança.

Portanto, se algo está meio devagar ou se o negócio passa por uma grande mudança, essas transformações precisam ser refletidas de forma interna e externa. As tendências no mercado são constantes, assim como o comportamento do consumidor. Nesse sentido, as marcas devem acompanhar ou ficar para trás.

A partir disso, vários pontos podem ser redefinidos, tais como: 

  • Conceito;
  • Linguagem;
  • Nome;
  • Foco (de produtos, de público, etc);
  • Logotipo.

De um modo geral, todo e qualquer elemento que compõe a identidade de uma empresa (e não só a visual) são levados em consideração para o reposicionamento para que a marca em questão passe por esse processo de reorganização. O objetivo é entender com mais clareza para onde ela quer caminhar e como irá trilhar essa jornada dentro do mercado.

E sabe a diferença entre o status parcial  e evolutivo? O rebranding parcial acontece quando uma marca não modifica completamente os fatores que a identificam, mas altera alguns elementos. Dessa forma, não há uma completa desassociação por parte do cliente, mas a mudança é perceptível.  Nessa situação, pode-se manter o nome, mas mudar o logo ou a identidade visual, por exemplo.

 

O rebranding evolutivo ocorre quando são realizadas pequenas alterações ao longo do tempo. Esse caso é pensado especialmente para que as pessoas se acostumem com as mudanças, que, muitas vezes, passam despercebidas ou até mesmo espere por elas. 

.

Não importa o motivo do rebranding, ele deve sempre ser planejado com atenção especial ao público e ao mercado, principalmente com a intenção de diferenciação da concorrência. O rebranding pode ocorrer em vários níveis, desde um ajuste de logotipo até uma revisão completa. Nós da Gindungo estamos abertos para renovar a sua marcar e garantir a extensão do seu sucesso.

Deixe um comentário