Tratamento de feridas: do início a cicatrização completa

O ato de se machucar, sendo a pele ou tecidos subjacentes requer um processo de desinflamação e restauração causada pelas ações do corpo, envolvendo mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, visando a restauração da função e estruturas normais dos tecidos, além do com auxílio de profissionais, como nós da Clínica, que auxiliam durante todas as fases, sendo elas: inflamatória, proliferativa e de maturação. Não é apenas “lavar e deixar o tempo passar”. Requer cuidados diários para a cicatrização rápida e completa.

Considerada a fase inicial, a inflamatória se dá no exato momento da lesão, com duração de, em média, três dias. Os sinais da inflamação (rubor, calor, edema, dor) são a resposta celular e bioquímica na região do ferimento, principalmente pelo recrutamento celular e aumento da permeabilidade vascular. Os neutrófilos e monócitos dão início ao processo com uma “limpeza” da ferida, removendo os tecidos desvitalizados e corpos estranhos.

Em seguida, temos a proliferativa, logo após o terceiro dia e dura algumas semanas. Ela se dá pela formação do tecido de granulação, e é o marco inicial da formação da cicatriz. Os fibroblastos e as células endoteliais são as células predominantes e mais importantes. A seguir, são formados novos vasos sanguíneos. Os brotos endoteliais migram desde a periferia até o centro da lesão, A partir da formação dessa nova rede vascular, o ambiente de cicatrização se torna mais propício, com o suporte de nutrientes necessários e aumento de células para o local.

E por sua vez, a maturação, é onde o ferimento recebe maior atenção, principalmente clínico. É caracterizada pela deposição organizada de colágeno. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo durar até um ano, dependendo da gravidade e tamanho. Durante o processo, o tecido de granulação termina de ser formado para que comece o amadurecimento da ferida. Ocorre um aumento na resistência, sem aumento na quantidade de colágeno, devido ao remodelamento das fibras da proteína. Essa etapa chega ao seu fim, com a redução do fluxo sanguíneo e atividade celular e bioquímica. Resultando no fechamento completo da lesão e formação da cicatriz. Finalmente, há a repigmentação, ajudando a restaurar a cor normal da pele danificada, fechando o ciclo de cicatrização.

A nossa Clínica de Tratamento de Feridas auxilia em todas as fases da cicatrização, ajudando no processo para torná-lo o mais indolor, ágil e rápido para que o seu corpo se recupere dessa lesão e você volte à sua rotina com mais qualidade de vida e disposição. Conte conosco, nosso profissionalismo e experiência.

Deixe um comentário