Qual o significado de tradicional? Segundo o dicionário, se refere a ser costumeiro, ligado à rotina, clássico, incorporado aos usos, aos hábitos e costumes. Já o conceito de inovação remete a capacidade de inovar, de fazer algo nunca antes feito; inovador. Que traz consigo inovações e novidades; inventivo, criativo. Embora essas duas palavras sejam relacionadas a caminhos diferentes, um negócio pode se apropriar de ambos os lados.
Um negócio tradicional é aquele que trabalha para resolver uma necessidade amplamente conhecida e está inserido em um mercado consolidado, ou seja, previsível. Um mercado cujo histórico e os dados estão disponíveis e podem facilmente serem consultados para que o negócio seja planejado. O cliente sabe que a empresa oferece o básico, o que vai solucionar imediatamente ou a prazo, a sua necessidade, afinal, ela já tem um histórico com a mesma atividade.
Já a empresa inovadora traz soluções e produtos relacionados às necessidades adquiridas, seja pelo tempo, tendências, condições atuais do cliente e o oferecimento de algo que o mercado ainda não está oferecendo em massa, uma criação ou variação de consumo.
Independente do conceito ou vertente, a comunicação do empreendimento precisa ter a linguagem e abordagem de acordo com o seu trabalho e o que está sendo oferecido. Se for algo enraizado no dia a dia do consumidor, talvez seja melhor optar pela comunicação mais direta, focada no consumo, no produto, nos hábitos e manter a tradicionalidade do que está sendo oferecido. Mas no caso de itens inovadores e criativos, quanto mais perto dos trends, novas abordagens, influenciadores e contexto com a mídia atual, mais fácil será a incorporação na vida do público que será o alvo.
Independente do viés que a sua empresa participa, a Gindungo Digital pode ajudar no marketing do seu negócio, estabelecendo todo o planejamento de comunicação, design e realizando a produção do seu negócio, sendo tradicional ou inovador.