Saiba os tipos de remuneração para funcionários

A remuneração é conhecida como o valor total que o colaborador recebe por seu trabalho. Contempla  o salário e  também acréscimos que podem ser  decisivos para motivar os colaboradores. Entre os tipos de remuneração mais comuns estão as comissões, remuneração por competência, participação nos lucros, salário indireto, entre outros.

Dessa forma os profissionais mais promissores e talentosos podem ser retidos dentro da empresa, o que resulta na ausência da taxa de rotatividade ao mesmo tempo em que novos talentos são atraídos para a organização.

A remuneração é definida como a soma do salário mais todos os benefícios que o funcionário recebe na empresa. Existem diversos tipos de remuneração e todos eles compõem essa conta final, a começar pelo pagamento por habilidades.

Esse tipo de remuneração se refere  aos skills do funcionário, levando em conta seus conhecimentos e aptidões pessoais. Dessa forma a pessoa é remunerada por saber algo a mais, como por exemplo, ter conhecimento em línguas. Porém, não basta mostrar um certificado de conclusão de curso. O funcionário deve demonstrar as habilidades na prática. Assim a empresa incentiva seus colaboradores a se aperfeiçoarem profissionalmente, o que pode trazer ótimos resultados para a empresa.

Já a participação nos lucros ou resultados ou resultados deve ser negociada entre a empresa e seus profissionais por meio de comissão paritária escolhida pelas partes, convenção ou acordo entre o grupo. O colaborador tem direito a uma porcentagem sobre os rendimentos da organização. Isso aumenta a motivação e faz com que os funcionários se sintam parte da empresa, uma vez que os empresários já desfrutam de outras bonificações.

Comissões e prêmios. Por sua vez, as comissões estão previstas e compõem a remuneração, já os prêmios podem ser dados em bem material ou serviços, como, por exemplo, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Se o prêmio for dado em dinheiro é importante que a empresa sinalize no holerite ou declaração, como forma de resguardo e garantia de que o pagamento foi depositado.

Um último tipo, que pode se encaixar, seriam as remunerações alternativas. É um tipo de benefício disponibilizado principalmente como forma de reconhecimento ao trabalho do empregado. Uma das ferramentas usadas nas empresas, inclusive, é a estratégia de funcionário do mês neste, por exemplo.

Com a nossa conversa aqui, foi possível perceber o impacto que os tipos de remuneração podem ter na rotina dos colaboradores. Sendo inclusive um fator determinante para engajá-los e motivá-los. Por isso tenha o SGP para padronizar e gerenciar melhor todos os tipos de pagamentos que o seu business proporciona. Tenha o nosso sistema como aliado ao seu grupo de funcionários.

Deixe um comentário