Quais o principais erros dos sectores dentro das empresas?

A administração do business é complexa e exige bastante atenção. Em um mercado ágil, no qual as mudanças são as únicas certezas, é essencial que os líderes se dediquem a prevenir e corrigir os erros na gestão, trabalhando pela saúde, vitalidade, e pela sustentabilidade de suas operações.

Quando o gestor desconhece seu campo de concorrentes, ignorando a evolução da gestão, a empresa corre sérios riscos de se tornar ineficiente e obsoleta. Cada análise e decisão atua como um tijolo na construção de uma marca sólida e cabe ao líder do negócio cimentar tudo isso com estratégias inovadoras.

A área financeira é uma das que demandam mais controle. Entre as rotinas do setor, o fluxo de caixa desponta como um artifício fundamental para facilitar a administração dos recursos e para garantir a saúde dos processos. Na loja de materiais de construção, com todo o dinamismo da atividade do varejo, o acompanhamento de receitas e despesas ganha ainda mais relevância.

Não é incomum, entretanto, encontrar empresas que desprezam o valor e o poder do fluxo de caixa. De modo geral, o relatório é preciso em registrar e explicar todas as movimentações financeiras da empresa, sejam elas de entrada (pagamentos de clientes, por exemplo) ou de saída (tais como pagamentos a fornecedores).

Não seria exagero afirmar que todos os erros gerenciais apontados até aqui estão direta ou indiretamente ligados a processos falhos. Quando as operações são basicamente manuais, as chances de erro aumentam — e as possibilidades de acumular prejuízos, também!

Da mesma forma, quando os fluxos não são padronizados e não há automatização de atividades, os custos se tornam cada vez mais altos e o retrabalho é cada vez mais evidente.

Na realidade da loja de materiais de construção, são muitas as variáveis que devem ser controladas diariamente. O estoque, as vendas, a margem, a rentabilidade… Tudo acontece em tempo real e qualquer desvio precisa ser imediatamente corrigido.

A resposta para a maioria dos problemas administrativos é simples: a solução é a tecnologia de gestão. Ter uma equipe capacitada para exercer as tarefas previstas é fundamental para que o negócio funcione plenamente. Por isso, tenha como aliado o Sistema de Gestão de Pessoas (SGP) para te auxiliar a evitar erros e outros problema na rotina de trabalho da sua equipe.

Deixe um comentário