Processo de cicatrização na gravidez. Quais os cuidados a serem tomados?

A gravidez é uma passagem corporal entre o corpo durante os meses e o pós parto.  É um momento importante e único na trajetória da mãe. E quando ocorre por via de uma cesárea, seja por necessidade médica ou escolha da mãe, ele não fica apenas na memória dela e da família, mas também visível no corpo.

 

É necessário tomar várias precauções e uma rotina a ser adaptada para que incisão feita, se recupere com o tempo necessário, de acordo com o processo de reconstrução epitelial do corpo. A cicatriz do procedimento é muitas vezes uma indagação das puérperas e gestantes. Com a cesárea não é diferente. A primeira semana é a que mais precisa de atenção. Em suma, é indicado o resguardo da paciente para que sejam evitadas infecções durante a cicatrização. 

 

Sentir dores é um sintoma normal, principalmente se a incisão for transversal. Apesar disso, hoje o procedimento já não é tão traumático quanto anos atrás. A mais nova mãe, por exemplo, já pode se levantar no mesmo dia da cirurgia, porém com auxílio de um profissional.

 

A tão temida queloide, a cicatriz mais saliente, pode ter relação com a técnica do procedimento na hora do parto ou até com o material utilizado e manuseio, contudo, na maioria dos casos, é resultado da resposta individual  do organismo, uma reação corporal do paciente. Na cicatriz hipertrófica, que é levemente elevada e apresenta vermelhidão e coceira, é necessário fazer alguns procedimentos estéticos, por exemplo, para conter o destaque da cicatriz.

 

A Clínica Terapia de Feridas pode cuidar deste momento tão lindo que é dar a luz, e com o acompanhamento correto, o pós parto e dias posteriores podem ser mais leves e sem traumas. Conte com os nossos profissionais.

Deixe um comentário