Em uma sociedade cada vez mais evoluída, olhar para o passado traz um mix de sentimentos carregados de boas lembranças, a famosa nostalgia. E essa sensação atrai consumidores e vende produtos e serviços. Empresas dos mais variados segmentos têm aderido a essa nova onda saudosista, ele utiliza produtos do passado na sua estratégia de venda atual para despertar nos seus clientes o desejo por comprar algo para matar a saudade. Utilizar memórias, nesses casos, se tornou uma das maneiras mais efetivas de provocar emoções e criar conexões com os consumidores.
O sucesso de uma campanha, pode ser explicado pelo poder da nostalgia de diminuir o tédio, a solidão e a ansiedade. Geralmente, associam a marca a algo bom, a momentos importantes e positivos da vida e, por isso, tendem a serem mais fiéis a ela. Além disso, pesquisadores também descobriram que as pessoas se sentem nostálgicas pelo menos uma vez por semana. Ou seja, é possível utilizar um sentimento frequente, para gerar um laço emocional entre consumidores e marcas, fidelizando a audiência.
O público valoriza marcas e produtos que conservam suas características antigas, que não mudam os seus valores e a sua essência. O mais importante é manter o foco na sua persona. Baseado no planejamento de comunicação e com essa informação em mãos, é fácil buscar temas, assuntos, programas etc, que tiveram sucesso na sua infância ou adolescência e ressuscitar essas memórias nas campanhas de varejo.
Elas desejam compartilhá-las com seus amigos e familiares, marcando-os nas postagens e comentando publicamente sobre o assunto. Portanto, é essencial encorajar o uso de hashtags, da marcação e de comentários, divulgar o conteúdo nos diversos formatos, adaptando-o de acordo com cada canal.
O marketing de nostalgia é uma tendência que começou forte há alguns anos e vai continuar por muito tempo. Por isso, conte com a Gindungo para relembrar os velhos tempos e ações de marketing para atrair o seu público e deixar aquele “quentinho” no coração.