Filtrando novidades e informações relevantes sobre o seu nicho de mercado

Servindo como estrutura para lançar produtos, marcas, negócios ou mesmo sua reformulação. Serve para apontar uma direção ou mesmo alterá-la. Mudar significa evoluir, seguir caminhos diferentes, apostar em outros públicos ou ampliá-los. Mas para tomar essas decisões é preciso planejamento e muita pesquisa. É aí que entra curadoria de conteúdo ou mesmo a função de um Coolhunting.

Sendo citado pela primeira vez nos anos 90, coolhunting trata-se de observação e atenção às mudanças dos hábitos das pessoas e do mundo, na cultura, nos processos culturais e na reação das pessoas, com o intuito de emplacar novas tendências, sejam elas no campo da comunicação, design, moda, psicologia, arquitetura, marketing, entre outros. O profissional responsável pela área elabora pesquisas baseadas na informação e na sua reverberação, na percepção de qualidades e de itens de diferentes grupos, etnias e lugares, detecta elementos chave e constrói um planejamento de dados, referências históricas, conceitos formadores de opinião, pessoas e cultura a fim de preparar terreno para aquele produto ou conceito.

O trabalho de análise de tendências, novidades, recursos, discursos e notícias relacionadas ao segmento de trabalho e trazer frescor, novas ferramentas e inovação para a empresa. Isso pode ser trabalhado também no que está sendo falado neste exato momento, nos Trending Topics, na mídia de massa. E o que você pode usar e levar para o seu business.

Não apenas conteúdo, mas novas tecnologias, ferramentas, formas de se comunicar, conhecimentos e abordagens que podem ser interessantes para se aproximar do cliente e sair na frente da concorrência. E não há necessidade de limitar essas pesquisas apenas para empresas do mesmo segmento, pois ficaria muito restrito. O objetivo é aprender com empresas. É possível que uma construtora aprenda com uma fábrica de alimentos, ou de embalagens, um hotel etc. Tudo pode virar aprendizado.

Antes de criar ou promover um produto para o mercado, você precisa checar como as pessoas estão consumindo, como elas vivem, os seus hábitos, o seu modo de viver. E ver se já tentaram seguir o caminho que você quer trilhar e aprender com os melhores. Observe e aprenda. E conte para nós se você tem o hábito de realizar tais pesquisas ou se precisa de ajuda neste quesito.

Deixe um comentário