Esse termo surgiu em meados de 2005, quando a internet começou o processo de “autonomia” social para usuários, através do compartilhamento de imagens e vídeos. Desde então, os mesmos podem atuar como produtores de conteúdo, divulgadores, conselheiros e até “jurados” do que a mídia de massa, empresas e empreendedores colocam na internet através de sites e mídias sociais.
Conteúdo produzido pelo usuário, ou conhecido como UGC, a partir do diálogo e participação entre marcas, empresas e seus consumidores, digitalmente. Em redes sociais, aplicativos, sites de Ecommerce, e-mail e fóruns. Fazendo reviews, comentários, vídeos, imagens, montagem e todo o tipo de linguagem para expressar suas experiências, positivas ou negativas sobre qualquer produto ou serviço.
De certa forma, pode ser de grande valia o UGC, como métrica para avaliação de um lançamento, rebranding, propaganda, análise de concorrência e fonte de ideias que visam aproximar cada vez mais do público a ser atingido pelas estratégias de marketing empenhadas. É conteúdo genuinamente feito pelos clientes, dos mais fiéis ao iniciante, e pode influenciar amigos e familiares.
Esse “despertar” para compartilhar sua vivência a partir da usabilidade de algum produto é oriundo de dois hábitos que os clientes possuem: gostam de compartilhar experiências que amam e de ser os primeiros a trazer novidades para seus círculos de influência. Todo mundo quer ser cool e “entrar na moda”. Quando empreendedores somam essas experiências às suas marcas, elas começam a ver usuários dispostos a produzir conteúdo relacionado a eles. É uma forma orgânica de entrar na rotina do cliente enquanto promove um produto ou serviço.
Além de ser uma oportunidade de demonstrar que sua empresa escuta às demandas dos seus clientes e está disposta a agradá-los e tornar a sua experiência o mais satisfatória possível, é uma vantagem ter uma comunidade que indica o que quer e está disposta a consumir e tornar intrínseco à sua rotina de vida, assim como das pessoas próximas a elas. É hora de investir cada vez mais na persona do seu consumidor e como ele gosta de usufruir do seu trabalho. E a Gindungo tem a equipe completa para tornar essa experiência uma realidade. Chama a gente nas mídias sociais e conta o que acha da proposta.