O processo de vendas vai além do contato entre vendedores e o público. Resumidamente, é trabalhar a jornada do cliente, desde os primeiros contatos até, finalmente, fechar o negócio. Existem várias etapas para transformar um “curioso” em um cliente fiel e divulgador da sua marca. Mas por onde começar?
O topo do funil é a primeira parte do processo, ou seja, é a etapa em que um dos maiores objetivos é incentivar o reconhecimento do business (conhecimento e descoberta) para então mostrar um problema que pode ser resolvido pelo seu produto ou serviço. É o momento de promoção para o departamento de marketing e captação para vendas. Por isso, é necessário empenhar-se para atrair leads mais assertivos e alinhados à estratégia de negócio.
Já o meio do funil, é o momento onde o cliente prospectado deve enxergar valor e relevância no seu trabalho. Da mesma forma, a empresa precisa compreender se faz sentido trazer esse consumidor para o processo pela qualificação. Também é onde os vendedores precisam demonstrar o máximo de auxílio aos prospects para apresentar soluções para as necessidades do cliente. É uma etapa crucial para a conclusão da venda.
E a última etapa do funil de vendas é o momento de decisão de compra. Se eles vão se tornar clientes e confiar suas demandas às soluções oferecidas. Os responsáveis pelo atendimento e vendas garantem o fechamento do negócio usando técnicas de persuasão e os profissionais de marketing precisam disparar promoções, lançamentos ou avisos para agregar a conclusão da negociação.
Para auxiliar neste desafio de transformar o seu cliente em consumidor fiel à marca, conte com a Gindungo para o pilar do marketing e definir a sua comunicação em alinhamento com seu público e sua equipe de vendas. Conosco, o funil de vendas do seu negócio será muito mais rápido e assertivo.