Vamos pensar do ponto de vista do usuário. Por um tempo ele curte as fotos no Instagram. A seguir, confere alguns vídeos no Tik Tok e, em seguida, escuta seu podcast preferido no Spotify. Tudo isso numa tarde, ou até mesmo em 60 minutos. Ele pode saber de um novo episódio numa plataforma ou ver um teaser de um Reels em outra mídia e, também, conferir o perfil do influencer/produtor de conteúdo em todas as redes sociais. Aqui todas andam juntas e é necessário saber desempenhar esse hibridismo entre esses três canais.
As plataformas destacadas podem garantir maior presença, criatividade e inovação, sendo na forma de podcasts, vídeos, músicas e imagens, e o mesmo material pode ser incorporado nestas três plataformas. Somado a isso, seu trabalho mais recente pode ser divulgado nessas três mídias, com anúncios diferentes, porém, com a mesma mensagem.
Um podcast pode divulgar o perfil da sua empresa, que pode atrair para um post dentro do Instagram e um vídeo para o Tik Tok e vice-versa. Mesmo com públicos distintos, o tempo gasto nessas mídias pode ser significativo para passar a sua mensagem, seja uma venda, informação ou conhecimento primário do seu negócio entre todos esses públicos, o que também aumenta a produção de conteúdo nesses perfis.
É importante ter essa versatilidade dentro do campo digital e não descartar o potencial dessas mídias, ignorando plataformas ou não se adequando à linguagem necessária em cada plataforma. Um podcast de duas horas não cabe no Tik Tok ou Instagram, uma imagem estática não comporta duas dessas mídias e apenas áudio no Instagram não gera engajamento. A mesma mensagem pode ser enviada ao seu público-alvo seguindo a persona e usabilidade de cada uma, e enfatizando, andando juntas.
Tenha a Gindungo como aliada nesse processo de agrupamento de mídias e produção de conteúdo para garantir visibilidade onde seu cliente está, da forma que ele gostaria de assistir. Estamos juntos nesta, sendo Tik Tok, Instagram, Spotify e onde mais pudermos marcar presença.