Como transformar o produto em necessidade para o cliente?

Fazer o cliente querer comprar agora o seu produto ou serviço é um dos grandes desafios das equipes de venda e marketing. É necessário aprender como descobrir a necessidade do cliente para usar argumentos que ajudem a criar a urgência necessária para fechar o acordo “aqui e agora”.

Antes, é necessário entender sobre as necessidades dos clientes para criar o caráter de urgência. São divididos em dois grupos:

As necessidades físicas: são as necessidades mais racionais, mensuráveis e tangíveis que dialogam diretamente com as demandas reais de um cliente no momento. A compra de acessórios que incrementam a experiência do usuário de um produto, como no exemplo acima, está relacionada às necessidades físicas.

As necessidades psicológicas: por sua vez, essas estão mais relacionadas às compras por impulso e gatilhos emocionais. São as compras feitas quando o cliente não precisa do produto.

A necessidade de contratação de um serviço ou compra de um produto está relacionada a urgência que um cliente enxerga em resolver um problema que a sua solução pode resolver. É preciso entender que muitas vezes, mesmo um cliente sabendo que pode ser beneficiado pela sua solução, ele pode não ter pressa para adotar a oferta.

É nesse sentido que a equipe pode atuar, buscando criar um discurso de vendas consultivo, que ao mesmo tempo estimule o cliente a dar prioridade à sua oferta. No fim das contas, o importante é salientar que a construção de uma estratégia de vendas planejada para uma um atendimento personalizado e eficaz de vendas passa pela necessidade de aprender como analisar dados de clientes de forma inteligente.

A Gindungo acompanha as estratégias de vendas e marketing de acordo com a visão do gestor, seja para criar a sensação de urgência e prioridade no cliente, auxiliando no processo de consumo e visibilidade da marca.

Deixe um comentário