Num dado momento da vida profissional os trabalhadores podem pedir ao empregador para se ausentarem ao serviço por um determinado período de tempo, sem receberem ordenado. Em causa está a chamada licença sem vencimento, definida na lei como licença sem retribuição.
permite ao trabalhador pedir ao empregador para se ausentar do seu local trabalho durante um determinado período de tempo. Enquanto durar a licença, o trabalhador está dispensado do cumprimento do dever de assiduidade e estão suspensos os direitos e obrigações dependentes da prestação efetiva de trabalho, como o pagamento do salário. O vínculo laboral, esse, se mantém.
Nos casos em que existe um direito do trabalhador à concessão da licença, o pedido deve ser feito com uma antecedência de 90 dias em relação à data de início. Em outros cenários, não há um período de aviso prévio específico.Entre várias ocasiões e averiguações sobre o procedimento, o trabalhador tem direito a licença sem vencimento para ter formação ou estudar. No entanto, o trabalhador pode apresentar outras razões, pessoais ou familiares, além de poder retomar a sua atividade laboral normal após a licença sem vencimento.
Já no pagamento de comissão é regular à alguns tipos de situações, principalmente nas áreas de vendas, serviços temporários, de comissão e marketing. As empresas costumam oferecê-lo como complemento ao salário-base. Além disso, os empregadores costumam usar comissões como um incentivo para aumentar a produtividade do trabalhador. Esse comissionamento pode ser pago juntamente com a remuneração mensal do profissional, ou, em períodos separados de forma semestral ou mensalmente.
Trata-se de uma soma em dinheiro que é paga ao profissional após a conclusão de uma tarefa. Esta atividade geralmente envolve a negociação ou venda de uma certa quantidade lucrativa para a empresa, podendo ser de bens ou serviços. Essas comissões podem ser aplicadas sobre uma porcentagem das vendas/negociações ou como quantia fixa com base no volume de vendas e negociações.
Tenha o Sistema de Gestão de Pessoas (SGP) para realizar ambos os procedimentos para o seu setor de RH e evitar desgastes entre o corpo de funcionários e o departamento responsável. Estamos aqui para ajudar em ambas as etapas.