Como identificar crises através do setor de marketing?

O gerenciamento de crise é um combo de práticas que têm como intuito lidar com um problema inédito, repentino, interno ou externo, que pode causar prejuízos financeiros, midiáticos e para a reputação da empresa. Fazer a gestão de crise da melhor maneira é algo crítico para a sobrevivência das empresas, por isso, é preciso planejar-se antes do problema acontecer.

Além de lidar com os problemas enquanto ocorrem e com os efeitos que causam, o processo também inclui identificar fontes de risco para lidar com elas antes que a crise se espalhe.

Mas isso pode ser resolvido com antecipação. Muitos negócios criam ou deixam de reserva um plano de contingência, que deve ser seguido assim que as demandas surgirem. Além disso, é preciso aprender com os erros que já ocorreram, montando estratégias para que não voltem a acontecer.

Uma das ferramentas também indispensáveis, é verificar como seu negócio é visto no mercado. É necessário pesquisas de satisfação e de imagem de marca. Ao monitorar a satisfação da clientela, a empresa entende como o público se relaciona com ela, se está satisfeito e se a fidelidade está em alta. Também entende melhor como se comunicar com essas pessoas.

Oferecer uma boa experiência é fundamental em um mercado competitivo como o atual. Se um cliente tem uma boa experiência com a empresa, é mais fácil conquistá-lo. Se, além de estar passando por uma crise, o negócio oferecer um mau produto ou serviço, ou, ainda, um atendimento de pouca qualidade, será fácil substituí-lo.

A Gindungo Digital cuida do gerenciamento de crises do seu negócio e evita que novas demandas relacionadas apareçam. Estamos juntos como o seu pilar de comunicação e traçando estratégias para conter más notícias e rendimento negativos, tanto relacionados ao lucro quanto a visibilidade.

Deixe um comentário