Como definir o cliente do seu business?

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um business. É baseada em dados sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital. Mas como identificá-la?

Primeiro, é necessário criar um grupo focal para definir a essência do perfil de clientes. Isso pode ser construído por alguns quesitos e narrativas como: O cliente inicial ( prospect ). 

Ele não conhece seu business e vai ser atendido por uma necessidade de compra. A seguir, o que não possui poder de compra, mas sim, a influência (pessoas próximas do seu cliente, crianças, esposas, maridos, indicações, amigos) e o qualificado, que sabe do seu business há bastante tempo, o que você vende, como é a forma que você atua. 

É importante também fazer um check-list de hábitos e preferências do seu cliente, principalmente se você está com a sua empresa funcionando há bastante tempo. Se há a necessidade de atualizações e correções. Por exemplo, uma academia que funciona das 6h às 22h, com personal trainer à disposição e área de trabalho corporal, como aeróbica, pilates e musculação. Fazendo uma breve pesquisa sobre costumes do seu público, você pode perceber itens como a linguagem adequada, formas de abordagem, preços, localização, demanda e necessidades. Exemplificando:

“Homens e mulheres de 18 a +60 anos que procuram enrijecimento da musculatura, reduzir sedentarismo, medidas corporais. Há demandas para professores de artes marciais e dança. A localização é boa, mas há reclamações para estacionar carros e motos. O atendimento é perfeito. Há demandas para avaliação de evolução corporal. Falta mais bebedouros e ventiladores”.

Uma empresa de materiais de construção está há anos no mercado e decide mudar todo o seu visual e a oferta de produtos. Sem fazer uma apuração com seus consumidores, quais as chances do público se identificar com a mudança e “comprar a ideia” ou desistir pois “gostava do jeito que era antes e agora, não se sente confortável com esse novo cenário”?

Para quem está começando um business, o check-list também é importante para identificar qual seu cliente e como chegar até ele. É um business para adolescentes, jovens ou cliente de mais idade? É para funcionamento noturno ou de dia? É algo específico, que necessidade de uma linguagem mais segmentada com termos técnicos? Tudo influencia para o sucesso e longevidade da empresa.

Um empreendedor decide abrir um bar de cervejas artesanais, próximo ao centro da cidade. Sem pesquisa ou definição de persona, ele monta o espaço e marca a data de inauguração. Como saber a linguagem do público para este segmento? Quais os produtos preferidos e esperados do consumidor em potencial? Como abordar as pessoas certas para se apaixonarem pela marca? O horário é adequado para seu cliente?

Por isso é fundamental a criação deste documento para acertar os clientes que podem significar a prosperidade do seu business, como se transformarem em defensores, influenciadores e colaboradores da sua marca. Lembre-se: o cliente sempre tem razão.

Se você gostou ou tem alguma dúvida sobre como gerir a sua persona, nos chame para conversar e solucionar estes questionamentos.

E mande este artigo para seu amigo(a) empresário(a) que precisa entender mais sobre seu cliente.

Você quer saber sobre as ferramentas de marketing para o seu modelo de negócios?

Clique aqui https://gindungo.com/pacotes/#marketing-digital

Por: Gindungo News

 

Deixe um comentário