De uma forma geral, economistas e especialistas da área, constatam que a “Reserva Financeira” qualquer quantia que você tenha guardado para o caso de acontecer um imprevisto. E isso vale para qualquer pessoa física. No caso de um empreendimento, é necessário que, para sua sobrevivência e resistência a imprevistos, ocasionado pelos fatores do mercado e fatos do mundo afora, invista num fundo que permita segurança e estabilidade dentro da empresa, até mesmo para contingência de crises.
Embora a necessidade da reserva seja imprescindível, os motivos podem ser variados para o destino desse recurso e pode seguir para várias demandas, como atender gargalos relacionados à instabilidade do mercado ou ainda no fluxo de vendas do negócio. Ou mesmo para comprar um equipamento novo, substituir um quebrado ou o item com a tecnologia mais avançada. Dito isso, é uma quantia reservada para que você possa, de forma tranquila, fazer investimentos específicos para alavancar o seu crescimento.
Em outros casos, a utilidade pode ampliar para: perder um montante grande de clientes simultaneamente e ter as contas deste fato, não conseguir fechar a folha de pagamentos, impossibilidade de a operação ou equipe funcionar, demissões, crises econômicas atingindo com mais força o seu setor; entre outras possibilidades. Um panorama de quanto deve ser poupado nesta área, seria recomendável um resumo de gastos mensais e ter de 6 a 12 meses deste valor como reserva. Sobretudo pequenas e médias, para cobrir qualquer eventualidade.
Investir neste fundo significa mais estabilidade na empresa, que pode fluir diariamente com a produção e investimentos, sem passar por retrocessos e até aliviar a “dor de cabeça” do gestor na hora de fechar o mês e garantir todas as contas pagas.
Há a necessidade de ter um especialista para avaliação dos custos mensais e semestrais do negócio e incentivar a poupar para a Reserva de Emergência durante os dias. Por isso, conte com a Join Us Africa e sua equipe para você crescer exponencialmente no seu segmento de atuação e investir sem problemas financeiros futuros.