Qual a linguagem de comunicação para clientes da terceira idade?

Todos os públicos possuem características e preferências, e com idosos, não seria diferente. Primeiramente, as empresas devem observar o melhor canal para se comunicar com o público da terceira idade. Traçar o perfil ideal do cliente e desenhar a persona para entender melhor suas dores, anseios, costumes e todas as características peculiares aos costumes desse público.

A seleção de imagens é um fator muito importante no marketing para idosos. Ao selecionar imagens para acompanhar o conteúdo, é bom lembrar de que a maioria das pessoas se vê cerca de 5 a 10 anos mais nova que elas.

 O mercado sênior compreende quatro grandes grupos:

Pré-aposentados (50-65): Começa a partir dos 55 anos de idade, mas muitas pessoas que completam 50 anos também estão planejando se aposentar. Além disso, os cônjuges mais jovens (de 45 a 54 anos) casados com aposentados mais velhos costumam estar prontos para fazer mudanças financeiras e decisões antes da aposentadoria.

Avós e parentes (mais de 50): Os avós e os membros mais velhos da família merecem segmentação separada, porque costumam gastar seu dinheiro com parentes.

Aposentados ativos (65+): Refere-se a idosos que não recebem mais renda ativa. Seu dinheiro é proveniente de poupança, ativos, previdência social, pensões e muito mais. Este segmento da população existe com uma “renda fixa”.

Aposentados tardios (65 a 75): Da mesma forma que os pré-aposentados, esse segmento abrange faixas etárias acima da idade padrão de aposentadoria que ainda estão trabalhando.

Segundo pesquisas recentes, esse público se encontra majoritariamente no Facebook e WhatsApp para se comunicar com amigos e familiares. Em relação à serviços eles pesquisam e consomem notícias de forma variada, como Jornais, revistas, Bancos e instituições financeiras e sites ligados ao turismo.

Com uma característica interessante, os mais velhos costumam ser um público muito fiel a uma determinada marca. Não gostam de muita mudança e preferem a cautela na aquisição de produtos e serviços. Por isso, é preciso criar e gerar confiança durante toda a jornada de compra e mostrar que vale a pena acreditar na sua empresa.

Manter o foco nos benefícios que a solução oferece, não no preço ou qualquer outro dado com pouca relevância. O foco deve ser no benefício, o que realmente sua solução vai trazer para solucionar a dor principal dele.

Uma boa ideia é investir em conhecimento da marca. Contar sua história, mostrar seus valores e sua missão e visão de futuro. Com o crescimento e envelhecimento da população mundial, além das pessoas que entram nessa categoria (idosos) a cada ano, é muito importante que direcionemos esforços para se comunicar melhor com esse público. Tenha a Gindungo como agência para produzir conteúdos e seguir essas diretrizes para ajudar você a se comunicar efetivamente com os idosos e garantirá que suas campanhas de marketing sejam bem-sucedidas.

Deixe um comentário