O propósito de humanizar a marca é a de trabalhar em ações e estratégias para melhorar a jornada do cliente por meio da empatia, ou seja, a empresa se coloca no lugar do consumidor. Isso significa que a humanização das marcas busca aproximá-las dos clientes por meio de uma linguagem que engloba sentimentos, desejos, momentâneos ou não e necessidades.
Uma marca humanizada precisa estar atenta aos assuntos em evidência na sociedade e trabalhar em causas que tornem o mundo mais igualitário e inclusivo. Atualmente, o consumidor tem acesso a diversas empresas que oferecem produtos e serviços, a humanização torna-se um diferencial para que ele escolha uma empresa e não os concorrentes.
Para criar uma proximidade de forma humanizada com a sua persona, deve-se ter uma comunicação adequada e, para isso, é necessário definir o tom de voz da sua marca. Ou seja, utilizar uma linguagem muito formal pode distanciar a empresa do cliente, caso ele não tenha essa linguagem como um padrão no seu dia a dia. É preciso entender o seu público e utilizar expressões que eles também usam com amigos e família, por exemplo. Para isso, muitas empresas até criam branding personas, uma representação do cliente ideal, com seus hábitos, valores, linguagem, etc.
Sendo assim, é preciso que as empresas desassociem seriedade com formalidade. É claro que alguns momentos são mais protocolares, principalmente os que envolvem determinações jurídicas, mas eles não devem ser o guia da comunicação de uma empresa.
É evidente, também, que a comunicação mais informal não é aquela que apresenta gírias ou que força uma proximidade com o consumidor. Ela deve trazer a voz da marca , falar a mesma língua do cliente, combinar essas duas propostas, ser objetiva, empática e eficaz.
A Gindungo Digital auxilia no processo de humanização e construção da persona e da forma como a empresa deve se comunicar com seu cliente. Estamos aqui para ser o seu pilar de comunicação. Entre em contato conosco!