Quais barreiras de comunicação devem ser retiradas para o próximo ano?

As dificuldades da comunicação interna consistem naquelas situações que fazem com que as mensagens sejam mal repassadas, distorcidas ou interrompidas. Dessa forma, a linguagem não se efetiva e os receptores não conseguem interpretar as mensagens em sua totalidade. Entendê-las é fundamental para evitar diversos problemas dentro da empresa.

Os ruídos semânticos estão relacionados ao significado das palavras e as formas como elas são empregadas. Nesse sentido, é preciso entender que nem todos os profissionais têm o mesmo nível intelectual e a facilidade para compreender determinadas mensagens.

Um jargão técnico da área de medicina pode não ser compreendido pelos profissionais do setor de contabilidade. Por isso, os comunicados internos e mensagens precisam sempre levar essa questão em consideração, prezando pela clareza a todos que fazem parte da organização.

Problemas de comunicação dentro dos negócios podem levar ao desengajamento dos colaboradores, bem como insatisfação e pensamentos pessimistas em relação à carreira. A longo prazo, isso causa rotatividade e traz prejuízos para a empresa.

Evitar as barreiras da comunicação ao longo da jornada do cliente também gera altos níveis de satisfação. Consequentemente, os consumidores voltam para fazer novos negócios e passam a recomendar seu produto ou serviço para amigos e colegas. Ao mesmo tempo, uma experiência ruim pode ganhar novas proporções com as mídias sociais, com efeitos prejudiciais para o branding.

Inclusive podem gerar muito mais do que problemas internos na empresa, podendo causar, inclusive, problemas com os clientes e, consequentemente, insatisfação, baixa produtividade e perda do market share. Para evitar que isso aconteça, a melhor sugestão é exercitar não só a auto análise, mas também a percepção sobre o outro e os contextos de cada situação. A Gindungo pode auxiliar nestes gargalos e trazer clareza para a rotina da empresa.

Deixe um comentário