Após estudos, análises de consumo e trabalhos de mensuração, é por meio dessas tendências que empresas dos mais diversos setores conseguem pensar seus conteúdos e atingir o público-alvo com mais facilidade. Neste ano foi possível acompanhar mudanças e novidades diversas, como a presença cada vez mais frequente de vídeos em diversas redes sociais, o Metaverso, a enfim retomada dos eventos presenciais, entre outras.
A primeira tendência para 2023 é o foco na construção de relacionamentos com seus consumidores através da criação e do fortalecimento de comunidades para sua marca. O poder da comunidade, através de parcerias exclusivas e tarefas criativas, promove embaixadores da marca e é uma das maneiras mais eficientes de promover o engajamento e a sensação de pertencimento, capaz de impulsionar as vendas.
Agora, o Tik Tok. Ele surgiu como uma rede social para fazer vídeos curtos recheados de dancinhas ou de dicas práticas. Porém, com o passar do tempo ele se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo e já acumula a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo.Ou seja, a rede de criar e compartilhar vídeos curtos se tornou um importante espaço para os influenciadores digitais, suas publicidades e, consequentemente, para empresas dos mais diversos segmentos que buscam conquistar um público maior.
Sentenças como “Ok Google” e “Hey, Siri” serão cada vez mais comuns de se ouvir. Isso porque uma das grandes tendências para o próximo ano é a busca por voz. Além de ser mais prático dizer apenas algumas palavras ao invés de digitar, essa técnica é mais acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa escolaridade.
A adoção de soluções de Marketing que respeitem as legislações de privacidade deverá continuar crescendo em 2023. Por isso, é esperado um maior investimento das empresas em soluções com data clean rooms, uma tecnologia recente que permite a colaboração de dados e análises avançadas entre anunciantes e veículos, de maneira segura, protegendo os dados pessoais de consumidores e consumidoras.
Assim como a Netflix que está apostando nesta área, o marketing de gamificação, em linhas gerais, ajuda a atrair e manter clientes fiéis, criando uma experiência divertida com a qual eles realmente desejam se envolver utilizando elementos e design de jogos para atrair e reter clientes.
Por isso, se ficar à frente do jogo é essencial em meio a instabilidade vivida, mesmo que uma empresa não possa investir em todas essas tendências sugeridas, deve-se escolher, pelo menos, uma combinação que seja adequada ao contexto do business. A Gindungo pode auxiliar e deixar o seu marketing mais robusto e assertivo para o próximo ano.