Marketing para eventos de luta: quais os desafios?

Assim como qualquer evento, os segmento esportivo relacionado à luta pode ter estratégia de publicidade e comunicação diferentes e focadas na audiência, na torcida e em cada lutador. O que vamos debater aqui é o caminho seguido pelo marketing nesta área.

O UFC é referência nessa técnica de narrativa, chamada no marketing de storytelling. Um exemplo disso seria que o maior evento de MMA do mundo investe uma fortuna na produção da série “Countdown”, que vai ao ar no canal oficial da organização nas semanas que antecedem uma luta em destaque, principalmente quando há cinturão envolvido ou final da temporada.

O que normalmente pode chama a atenção e coloca a diferenciação dentro do processo? A narrativa. Quando é criado uma narrativa com o contexto no emocional, faz com que consiga atrair mais consumidores e visualizações, oevento não será apenas sobre a luta (mas sobre o embate do atleta com algo. Então, o ‘storytelling’ tem o poder de colocar o sentido e emoção na causa da luta.

Em particular, a existência do YouTube e de outras redes sociais baseadas no conceito de videosharing fornece um importante ponto de referência para o esporte. Em torno dos vídeos disponíveis nestas redes surgem poderosas correntes de comentários, dúvidas são redimidas, especulações são levantadas, enfim, cria-se um ambiente proveitoso e animado. Além disso, as cenas mais importantes são repetidas milhares de vezes, garantindo a exposição renovada das marcas dos patrocinadores do esporte. Isto agrega um enorme valor à marca UFC, o que se deve revelar no momento em que os contratos de parceria são fechados.

Essa produção conta o caminho trilhado pelos lutadores até chegarem ao embate, mostrando parte da preparação, da cultura e até mesmo com histórias pessoais. Isso tudo serve para tornar o duelo uma atração interessante ao público, que passa a vê-lo não apenas como uma simples disputa esportiva.

Além de todo o planejamento baseado em ganho de mídia com visualizações, assessoria de comunicação e venda de produtos licenciados, assim como o engajamento das mídias sociais, principalmente nos dias em que a arena tiver o evento e no investimento de empresários, apoiadores e companhias para ajudar com o patrocínio.

Seja dentro ou fora do octógono, a Gindungo pode estruturar todo o planejamento e ações de marketing para que a luta seja um sucesso assim que tocar o sino no ringue. Conte conosco!

Deixe um comentário