Ideal como um apoio para sanar uma necessidade direta da empresa, que pode “fugir” ou não das planilhas orçamentárias da empresa, a captação de recursos se dá pela busca de uma empresa, por meio de sociedades, pessoa física, leis de incentivo, bancos ou fornecedores, por recursos para um determinado fim. Esse caminho pode ser trilhado de diversas formas, porém todas elas precisam ter bem definida a finalidade da captação e qual será o retorno que ela vai trazer.
Se você, empresário, precisa de um “input” para a sua ideia, negócio ou empresa “decolar”, é importante captar recursos antes de ficar no vermelho, estar bem familiarizado com o setor e construir uma rede de relacionamento, um excelente material de apresentação e performance, além do orçamento do projeto que você quer realizar.
As necessidades para chegar a essa captação, podem ser os mais variados. Um empreendimento pode usar o capital para sobreviver à crise, comprar um maquinário, investir no capital de giro ou até mesmo abrir uma nova filial. Entretanto, independente de qual for a direção, ela precisa estar clara e evidenciar o retorno. Afinal, para atrair apoiadores é importante mostrar o que eles terão sobre o projeto.
Um caminho viável também é através do Investidor Anjo, sendo tanto uma empresa quanto uma pessoa. Nesse caso, a companhia precisa mostrar qual é o retorno que ele terá com o projeto. O Investidor Anjo, além do capital, tem como hábito oferecer todo o seu network para que o negócio consiga atingir os objetivos que foram traçados com os recursos.
Lembre-se de deixar tudo detalhado em documentos e planilhas, com recursos necessários a serem solicitados, retornos e benefícios, além de prazos e etapas da aplicação dos valores. E nós da Join Us Africa estamos aqui para ajudar neste momento de subida de degraus da parceria e levantamento das parcerias.