Estreitar uma boa comunicação é importante no local de trabalho. Afinal, ela remove obstáculos que prejudicam a eficiência e a colaboração. Porém, nem imaginamos o quão crítica essa etapa realmente é para um negócio. É possível observar os impactos da forma como a equipe se comunica na qualidade dos projetos, no relacionamento com os participantes envolvidos e na satisfação dos clientes.
Uma das maneiras mais simples pelas quais pode promover a clareza da função é explicando a cada funcionário quais métricas serão usadas para definir o sucesso em sua função. Quando os colaboradores individuais têm uma clara ideia sobre o que se espera deles e daqueles ao seu redor, as organizações reduzem o atrito e podem responsabilizar os membros da equipe.
O papel da gestão deve ser encorajar seus colaboradores diretos a dar feedback sobre seu desempenho como supervisor. Afinal, essa é a melhor maneira de evoluir. Portanto, solicitar, aceitar e agir de acordo com o feedback recebido irá melhorar a comunicação da equipe. Isso, além de aumentar o moral e, consequentemente, a produção.
Uma boa comunicação gera tomadas de decisão mais eficazes, colaboradores engajados e projetos bem-sucedidos. A escuta, por exemplo, é uma excelente saída. É como o indivíduo recebe a informação transmitida pelo profissional. A escuta ativa, em especial, cria um ambiente saudável de trabalho, pois mostra ao comunicador que você está envolvido e atento no que ele tem a dizer.
Ter uma política de portas abertas é uma das ferramentas mais clássicas para melhorar a comunicação da equipe. Afinal, quando está aberta, os membros da equipe podem fornecer ou solicitar feedback, pedir conselhos ou compartilhar preocupações. Ou seja, esta política promove um senso de transparência e abertura entre gestão e equipe. Por isso que o SADE é tão importante no dia a dia da empresa, para facilitar a comunicação entre a equipe ou entre times indiretos e diretos. Conte conosco.